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O que fazer quando um visitante danifica o seu Airbnb?

É natural que você tenha orgulho da sua propriedade disponível para aluguel de temporada no Airbnb (ou outras plataformas como o booking.com, Home Stay e AlugueTemporada). Afinal, você a preparou com cuidado e fez com que ela estivesse à altura das expectativas de seus visitantes.

Você investiu dinheiro em móveis, tapetes, pintura e algumas peças de arte para tornar sua propriedade agradável e confortável. Por isso, pode ser frustrante descobrir que a sua unidade foi danificada por um dos seus hóspedes. O que você faz em tal situação?

É isso que tentaremos responder no artigo a seguir.

Confira!

Problemas (infelizmente) são parte da vida

Não importa o quão limpo e cuidadoso você seja em sua própria casa — ou o quão perfeito você organiza e limpa o espaço para novos hóspedes: você precisa entender que nem todo viajante tratará seu Airbnb com tanto respeito quanto você.

Algumas pessoas são desajeitadas na cozinha e deixam algum prato quebrado, outras viajarão com crianças e podem sujar suas portas de vidro com impressões digitais gordurosas. Existem também alguns visitantes que irão deixar marcas sujas no carpete, ou cheiro de cigarro nas cortinas.

Essas situações podem deixar você desapontado, mas, olhando em perspectiva, são coisas pequenas que não valem a encrenca. Em outras palavras, relevar esses deslizes ajuda você a evitar desgastes desnecessários.

O que fazer quando as coisas dão errado

Não é incomum que os visitantes entrem em contato com o anfitrião quando quebram alguma coisa, avisando sobre o que aconteceu e se oferecendo para pagar. Mas, o que você deve fazer se isso não acontecer ou se o valor que eles oferecerem não for suficiente para cobrir os danos?

Em primeiro lugar, sempre comunique problemas com os convidados usando a plataforma do Airbnb (ou a plataforma de aluguel por temporada que você usa). Isso ajuda o site a acompanhar o que está acontecendo entre as duas partes.

Comece entrando em contato com seu convidado e, educadamente, perguntando o que aconteceu (e se eles estão dispostos a pagar pelos danos). Isso pode levar a uma solução com a qual ambas as partes estão satisfeitas. Caso contrário, dirija-se ao centro de resolução da Airbnb e registre uma queixa oficial.

Como se proteger

Faça um inventário completo

Escreva uma lista de todos os itens presentes em sua propriedade (de luminárias à cadeiras, de roupa de cama à acessórios de banheiro) e anote as condições dos revestimentos de pisos, paredes, áreas externas e entradas. Tire fotos para dar suporte ao seu inventário, e mantenha registros datados desse tipo de informação. Atualize essas fotos ao longo do tempo, para que você possa acompanhar visualmente o desgaste das suas coisas.

Remova objetos de valor

Pode parecer óbvio, mas sempre lembramos aos anfitriões que tirem qualquer coisa de valor sentimental ou alto valor monetário da sua propriedade alugada para evitar danos ou roubo. Isso inclui álbuns de fotos, documentos bancários e fiscais, heranças familiares e antiguidades.

Depósito de Segurança do Airbnb

Você também pode solicitar o pagamento do Depósito de Segurança até 14 dias após o check-out do seu hóspede, ou antes do check-in do próximo hóspede. Isso pode ajudar a resolver pequenos danos.

Garantia de hospedagem

Também é importante notar que, se o dano causado tiver um valor superior ao do depósito de segurança, você estará coberto pela garantia de hospedagem do Airbnb em até 1 milhão de dólares americanos. O Programa de Garantia Anfitrião não cobre dinheiro e valores mobiliários, colecionáveis, obras de arte raras, joias, animais de estimação ou responsabilidade pessoal.

Se mesmo depois dessas dicas você ainda tiver dúvidas sobre a preservação da sua propriedade, acesse o nosso site e preencha o formulário. Entraremos em contato para esclarecer o que for necessário, além de criar uma experiência fácil e intuitiva de aluguel para a sua casa nos principais sites de aluguel de temporada!

Até a próxima!

 

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